SOBRE O PÃO

MEMÓRIA DO PÃO DE SANTO ANTÔNIO

No belo edifício que abriga a sede da Associação do Pão de Santo Antônio, em Diamantina, funcionou uma oficina tipográfica onde foram impressos os jornais Pão de Santo Antônio e Voz de Diamantina, relevante produção editorial mineira constituída entre 1906 e 1990.

Preservar, restaurar e divulgar o acervo documental e museológico constituído por essa longa atividade jornalístico-tipográfica é a missão do projeto Memória do Pão de Santo Antônio.

Biblioteca digital, hemeroteca, ateliês abertos de restauração, palestras e oficinas de tipografia vão promover o diálogo da população com este patrimônio histórico-cultural e enriquecer o circuito turístico de Diamantina.

Contemplado pela seleção pública da Petrobras Cultural de 2012, e com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais, o projeto se articula em torno de quatro núcleos principais:

– Conservação-Restauração dos acervos museológico e documental constituídos, respectivamente, pelos equipamentos e objetos reminiscentes da antiga tipografia e pelos exemplares dos jornais produzidos entre 1906 e 1990.

– Digitalização e divulgação do acervo documental a partir da criação de uma base de dados eletrônica, que garantirá o amplo acesso de pesquisadores e interessados aos jornais tipográficos.

– Consolidação do Museu Casa do Pão de Santo Antônio, com a concepção e montagem de novo projeto museográfico, que, ao reativar a antiga tipografia, em caráter pedagógico, vai unir patrimônio material e imaterial.

– Reabilitação do espaço de pesquisa e de salvaguarda do acervo documental através da instalação de uma Hemeroteca.

A estas realizações centrais sobrepõe-se uma série de atividades que contribuem para a preservação e divulgação deste precioso patrimônio tipográfico brasileiro: ateliês abertos de conservação, oficinas de tipografia e educação patrimonial, publicações. Siga o nosso blog: em breve o primeiro n° da série Cadernos Temáticos, edição eletrônica dedicada ao Patrimônio Tipográfico, documental e museológico, e à sua Conservação-Restauração.

Leave a comment